À medida que o financiamento e o investimento em projetos se tornam mais difíceis na indústria de mineração, as empresas têm explorado novas oportunidades para otimizar seus projetos. Uma das estratégias mais bem-sucedidas para melhorar o modelo financeiro geral de um projeto é adotar uma abordagem holística na avaliação de todo o desenvolvimento do projeto, desde a planta de processo até o terminal de exportação e, finalmente, até o cliente final. Este processo considera os custos do ciclo de vida completo de todos os ativos que podem exigir investimento em todo o escopo do projeto, permitindo identificar maneiras de possivelmente gastar mais em uma área para realizar economias significativas em outra, o que não se consegue quando cada área é avaliada isoladamente.

Às vezes fazer mais custos menos

Para entender como isso funciona na prática, considere este estudo de caso. Há alguns anos, a Ausenco estava ajudando uma grande mineradora a desenvolver um projeto de bauxita na Guiné, na África. Nosso escopo incluía a planta de processo no interior do país, bem como o transporte do produto para um novo terminal de granéis em um rio a mais de 110 km de distância. O caso base de transporte era de 10 Mt/ano de bauxita processada com um sistema de mineroduto, onde a polpa seria filtrada e carregada em navios nas instalações do terminal fluvial. O desafio? A receita por distribuição granulométrica (Particle Size Distribution - PSD) para um fluxo confiável e eficiente de bauxita em um mineroduto não só resultava em espessuras mais fina do que as especificações utilizadas na refinaria de alumina, mas também exigia equipamentos de secagem e filtragem mais caros.

Nossa primeira tentativa de redução de custos foi considerar o transporte ferroviário ao invés de um duto, mas o forte investimento em infraestrutura para a curta distância desta opção gerou apenas uma pequena economia. Entretanto, após um brainstorming de alternativas, a equipe concebeu a ideia de remover o material extrafino (lama) no porto antes da filtragem para reduzir os custos de secagem. O problema é que isso representava quase 40% da massa do produto a ser removido, exigindo mais produto a ser processado para manter a taxa de exportação de 10 Mt/ano no plano original. A decisão resultante foi extrair e processar até 14 Mt/ano de bauxita e enviá-la por um mineroduto maior, antes da deslamagem e filtragem para exportação. As 4 Mt/ano adicionais de lama foram então colocados em uma instalação de rejeitos que já era necessária nas proximidades do terminal. O resultado líquido desta abordagem holística foi uma redução de 30% no investimento total de capital em relação ao projeto original.

Dividindo o processo

Ao adotar esta abordagem holística no desenvolvimento do projeto, é possível encontrar oportunidades de adiar parte do processo metalúrgico, seja no início da cadeia logística ou mesmo fora do projeto para uma fundição de terceiros como parte do acordo de offtake. Embora isto possa parecer contraintuitivo no início, existem algumas boas razões para considerar esta abordagem:

  • Alguns minérios podem exigir um processo especializado muito caro que só é econômico para grandes volumes de produto e uma taxa de produção menor pode não ser capaz de suportar o custo.
  • Alguns processos têm consumo intenso de energia e, se o local do projeto é tão remoto que requer sua própria usina de geração de energia, pode ser bom empurrar certos processos de beneficiamento para outros pontos da cadeia logística.
  • Se uma mina existente está se expandindo para outro local de extração, pode ser que esteja muito distante para mover o minério (ROM), de um local para outro. O processamento parcial do minério no novo local e o transporte do concentrado para a planta original pode trazer mais economias.
  • Também pode haver benefícios ambientais associados ao reposicionamento de um processo final em um mina remota para um local industrial centralizado, onde os subprodutos residuais podem ser mais facilmente contidos e descartados.

Redução dos custos no ciclo de vida

Uma das histórias de sucesso mais recentes da Ausenco foi a construção e comissionamento, em 2017, do projeto Moose River Gold, na Nova Escócia, onde a expansão para além da jazida original Touquoy para futuros pontos sempre fez parte do programa. A base desses planos de expansão era transportar o ROM de uma mina para a outra, onde a planta já estava em operação, mas precisávamos encontrar uma melhormaneira de reduzir o número de caminhões rodando nas estradas municipais da área.

Enquanto a Barragem do Beaver ficava a poucos quilômetros do local da planta através de uma estrada simples para caminhões, seus outros depósitos no Morro Cochrane a 24 km por caminhos sinuosos exigiam mais de 100 km de viagem em estradas públicas movimentadas, com limitações de peso por caminhões. A solução veio quando percebemos que este minério era adequado para fazer concentrado com alta taxa de recuperação de ouro, então a Ausenco propôs a construção de uma pequena planta concentradora no local a 24 km, que resultaria em uma redução de 10:1 no material sendo transportado para Touquoy. Este concentrado seria então introduzido na planta do Rio Moose para processamento final e produção de ouro. Além de reduzir os custos totais do projeto, essa abordagem mitigou tanto os impactos com a comunidade quanto ambientais do projeto.

A colaboração é a chave

Ao longo dos anos, a Ausenco provou que o sucesso dessa abordagem holística depende de ser aberta, honesta e colaborativa. Para ter sucesso, nossas equipes técnicas trabalham em conjunto em todo o negócio, consideram todas as ideias de forma justa e trabalham em colaboração com as equipes dos clientes para explorar uma variedade de opções. A partir daí, podemos utilizar nossa capacidade técnica interna em todos os meios de transporte e processos metalúrgicos para entregar soluções engenhosas que aumentem os valores do projeto.

Nossa experiência

Com mais de 90 anos de experiência na indústria, a Ausenco já apoiou mais de 500 operações de carga a granel e projetou 80% de todos os minerodutos do mundo. Com base em nossa ampla experiência técnica interna, fazemos mais do que fornecer opiniões imparciais sobre a melhor forma de transportar seu produto da Mina para o Mercado. Nós também fornecemos sistemas de logística de transporte totalmente integrados que funcionam de forma holística tanto com os insumos de produção como para a logística de entrega do produto final.

Procurando apoio em seu próximo projeto? Nossa equipe de especialistas está pronta para ajudar, procure Joel Shirriff para saber mais.


Página inicial da mina para o mercado