Como a prospecção de recursos minerais se estende mais para o interior, novas minas estão frequentemente localizadas em áreas extremamente remotas, onde utilidades essenciais, como água e energia elétrica, podem não estar disponíveis. Enquanto muitos de nós tomamos como certo o acesso à água, em alguns lugares ela pode ser quase tão preciosa quanto os minerais que estão sendo extraídos da terra. Isso torna essencial considerar novas fontes e meios de conservação de água.

Da mesma forma, os projetos de mineração são muitas vezes muito demandantes em energia. Se um projeto não pode se ligar à rede elétrica existente, ele precisa gerar sua própria energia. Na economia atual, isso significa considerar opções renováveis e de baixo carbono. Notadamente, ao desenvolver soluções tanto de água quanto de energia, você também deve considerá-las em paralelo com as necessidades de transporte do projeto.

A água não pode ser desperdiçada

A água doce está se tornando um dos recursos mais preciosos do mundo. Enquanto algumas minas em locais remotos podem extrair água de lagos e rios próximos, as regulamentações ambientais podem limitar o acesso a essas fontes ou os volumes de água que podem ser utilizados. Por sua vez, muitas das jurisdições de mineração mais ativas do mundo estão em regiões muito áridas - como o Deserto do Atacama, no Chile e no Peru, ou as regiões desérticas do norte da África - onde a água é extremamente escassa. Como resultado, os projetos devem tanto reduzir o consumo de água quanto encontrar fontes alternativas de água para uso no processo mineral.

Felizmente, existem soluções inovadoras em sistemas de água. A Ausenco tem aplicado as seguintes soluções a projetos recentes:

  • Recuperação de água de rejeitos, através de processos como descarte em pilha seca, coleta de rejeitos espessados em pasta e recuperação de água de barragens de rejeito).
  • Coleta de águas pluviais de superfície de áreas do local
  • Produção de água doce a partir de plantas de dessalinização
  • Retorno de água filtrada do transporte por minerodutos
  • Utilização de água do mar em determinados processos minerais

Embora a maioria das táticas de conservação de água sejam próximas da mina, elas podem exigir o transporte através de tubulações ou o transporte de rejeitos filtrados e material residual para um local de descarte. O maior desafio vem da introdução de novas fontes de água do oceano, ou retorno do filtrado, pois o porto pode estar a alguma distância do local da mina onde a água é necessária. Isto requer a incorporação de infraestrutura auxiliar e de um duto de água nos planos de transporte do projeto para minimizar os custos incrementais no corredor de utilidades.

Encontrar fontes alternativas de energia

Ao contrário da água, a energia pode vir de muitas formas diferentes e ser transferida de maneiras igualmente diferentes. Enquanto as pessoas muitas vezes equacionam o fornecimento de energia com linhas de transmissão elétrica de alta tensão, fontes alternativas de combustível e energia renovável mudaram à nossa maneira de pensar. No entanto, ainda existem desafios com várias fontes alternativas de energia.

Por exemplo, enquanto a energia eólica e solar estão se tornando mais acessíveis, elas ainda não podem fornecer energia adequada ou consistente para um projeto de mineração. A geração de energia hidrelétrica pode fornecer energia consistente se houver água suficiente, mas pode ter um custo proibitivo para se desenvolver por conta própria para um único projeto. Apesar de ter sido prática comum em décadas anteriores, os dias de importação de óleo combustível pesado ou carvão para gerar energia já se foram.

Isto pode explicar por que o gás natural liquefeito (GNL) se tornou o novo hidrocarboneto preferido para a geração de energia com menores emissões. Para lidar com o movimento do GNL, as opções incluem:

  • Instalar uma planta de gaseificação de GNL no terminal marítimo e operar um gasoduto de gás natural no mesmo corredor do mineroduto, levando a custos incrementais.
  • Utilização de sistemas de GNL em contêineres para geração de energia em pequena escala no local da mina, com contêineres transportados por caminhão, complementados pelo uso de contêineres ISO para movimentar o diesel necessário para equipamentos pesados de mineração que não podem utilizar combustível GNL.
  • Instalação de geração de energia a GNL no terminal de exportação, com energia enviada para o local da mina em linhas convencionais de transmissão elétrica. Neste cenário, o gerador pode ser flutuante ou instalado em terra.

Não importa qual configuração você selecione, pense no benefício social de também fornecer energia para as comunidades locais ao longo da rota ou próximo às suas instalações operacionais. As pessoas que vivem nessas comunidades provavelmente fornecerão mão-de-obra para a operação da mina. Ao fornecer energia em troca, os mineiros podem ajudar a melhorar não só a produtividade dos funcionários, mas também a qualidade de vida de toda a comunidade.

Repensando suas opções energéticas

Enquanto os mineiros têm várias opções para gerar energia, o investimento em infraestrutura necessário para se tornarem autossuficientes pode ser de custo proibitivo. Como resultado, a Ausenco está sempre buscando melhores formas de diminuir o pico da demanda de, reduzir o consumo total e minimizar os impactos ambientais.

Uma maneira de reduzir a energia necessária nas usinas e plantas de processo é otimizar seu projeto para aumentar a eficiência, por exemplo, projetando a planta para usar a topografia do local e a gravidade – ao invés de bombas para mover naturalmente o produto de uma área para outra. Uma alternativa para minas a céu aberto que podem estar a vários quilômetros de distância da planta ou localizadas em uma elevação maior, a britagem in-pit e o transporte (IPCC – in pit crushing and conveying) podem resultar em economias significativas no projeto, reduzindo o número de caminhões. Quando transportadores de longa distância transportam material desde um ponto mais alto a um ponto menos elevado, a gravidade assume o controle assim que a correia começa a operar, para que o sistema possa gerar energia para alimentar outros equipamentos.

Ao invés de investir na geração de energia, outra opção é acessar a energia existente, reposicionando parte da planta de processo mineral para outra área. Embora isto coloque mais demanda no sistema de transporte para mover maiores volumes de material, o custo líquido para o projeto pode ser consideravelmente menor do que a construção e operação da infraestrutura de geração de energia. Embora sempre haja necessidade de energia no local de extração, a redução da demanda pode representar uma oportunidade para o uso bem sucedido de fontes renováveis de energia.

A chave aqui, como em todo desenvolvimento desafiador em instalações mineiras, é considerar uma ampla gama de opções, testar suas suposições e selecionar soluções que forneçam valor real tanto para a empresa quanto para os vários interessados no projeto.

Inovação em ação

Como parte da expansão de uma mina no Chile, um cliente pediu recentemente à Ausenco para desenvolver um novo terminal marítimo perto de Iquique, bem como um mineroduto de 160 km de comprimento para transportar concentrado de cobre da planta de processamento na mina. Um componente importante do local do terminal era uma planta de dessalinização de água do mar para fornecer água doce para a mina. No desenvolvimento do projeto costeiro e das estruturas marinhas para este terminal, nossas equipes incorporaram tanto um tubo de captação de água do mar quanto um emissário para a dispersão da salmoura de volta ao oceano. O projeto incluiu uma nova linha de água e estações de bombeamento para que o cliente possa agora enviar água a 4.400 metros acima do nível do mar e fazer o mineroduto descer em paralelo até o terminal. O filtrado do processo de desaguamento do concentrado é então incorporado de volta ao duto de água doce para reduzir o consumo de água.

Nossa experiência

Com mais de 90 anos de experiência na indústria, já suportamos mais de 500 operações de carga a granel e projetamos 80% de todos os minerodutos do mundo. Com base em nossa ampla experiência técnica interna, fazemos mais do que fornecer opiniões imparciais sobre a melhor forma de transportar seu produto da Mina para o Mercado. Nós também fornecemos sistemas de logística de transporte totalmente integrados que funcionam de forma holística tanto com as insumos de produção como para a logística de entrega do produto final.

Procurando apoio em seu próximo projeto? Nossa equipe de especialistas está pronta para ajudar, procure Joel Shirriff para saber mais.


Aproveitando ao Máximo a Infraestrutura Existentema | Página inicial da mina para o mercado