Em muitos desenvolvimentos de novas minas, as empresas podem usar a infraestrutura existente em suas propriedades ou perto delas para facilitar tanto a construção quanto o envio do produto final ao mercado, fazendo apenas investimentos mínimos em novas estradas de acesso. Mas o que acontece quando as minas estão localizadas em áreas remotas?

Em muitos desses casos, as empresas ainda podem estabelecer um corredor logístico tradicional, embora com um investimento muito mais substancial. Entretanto, para um pequeno percentual dos projetos, o acesso rodoviário permanente simplesmente não é prático, ou mesmo possível. Para minimizar o impacto desses desafios geográficos na viabilidade financeira do projeto, é necessário pensar fora da caixa.

Felizmente, soluções ainda podem ser encontradas para transformar ”armadilhas” em projetos financeiramente viáveis. Na extensa experiência da Ausenco, basta um pouco de engenhosidade para considerar opções como o uso de uma combinação de meios de transporte, ou acessos sazonais para fazer a diferença em um projeto.

Superação de obstáculos ao acesso ao local

Os desafios de acesso ao local para o desenvolvimento da mina muitas vezes incluem questões com áreas protegidas ambientalmente ou propriedades de terrenos. No entanto, características geográficas, como cadeias montanhosas e grandes travessias de água, podem apresentar os maiores impedimentos para o acesso.

Ao enfrentar um desafio geográfico, a natureza humana frequentemente faz as pessoas tentarem encontrar uma forma de contorná-lo com infraestrutura convencional, aumentando os custos e chegando a tornar o projeto inviável. É por isso que a Ausenco prefere uma abordagem diferente, procurando maneiras de contornar, transpassar, ou mesmo atravessar uma obstrução. Considere estes exemplos:

  • Usando um mineroduto em vez de estradas ou ferrovias para transpassar terrenos montanhosos íngremes.
  • Suportar minerodutos ou correias transportadoras por cabos de suspensão aérea para atravessar rios ou vales
  • Utilizar de travessias por barcaças ou balsas para grandes rios ou lagos
  • Construção de estradas de gelo para acesso sazonal em climas árticos
  • Perfuração de túneis de acesso para minerodutos através de terrenos montanhosos

Compare suas opções

Ao superar os obstáculos de acesso ao site, é importante reconhecer que as soluções logísticas nunca devem ser tratadas com uma abordagem do tipo "se funcionou antes, vai funcionar agora". Não importa se a geografia é simples ou desafiadora, um estudo formal de trade-off deve ser realizado especificamente para o projeto em questão.

Só porque uma opção de transporte funcionou para um local, não significa que funcionará para outros. Um estudo trade-off permite comparar os benefícios e riscos associados a várias opções logísticas com critérios de avaliação tanto gerais quanto específicos do projeto. Ao fazer esta avaliação, alguns dos critérios quantitativos e subjetivos que você pode querer considerar incluem:

  • Custos capitais e operacionais (combinados em valor presente líquido (VPL) para a vida da mina)
  • Possibilidade de obter licenças ambientais para construir e/ou operar a opção
  • Impacto da sazonalidade no acesso ao mercado e ao fluxo de caixa
  • Eficiência e confiabilidade do sistema que será utilizado para a operação da mina
  • Adaptabilidade do sistema para acomodar o back-haul de consumíveis e/ou pessoal
  • Oportunidades de mão de obra e percepção da comunidade ao longo do acesso

Como cada projeto de mineração tem diferentes fatores de motivação, nem todos os critérios de avaliação selecionados para comparação terão o mesmo nível de influência na decisão. Para tratar disso, a cada critério deve ser atribuído um fator de importância que proporcionará um "nível de ponderação" a ser aplicado em relação à classificação de cada opção. Ao utilizar este tipo de matriz de comparação, será possível ter uma boa classificação das opções para avaliação posterior.

Nenhuma barreira é grande demais

Para entender como este tipo de pensamento fora da caixa pode funcionar na prática, considere este estudo de caso:

Uma grande mineradora com um grande recurso de cobre em uma área remota estava lutando com o desenvolvimento da mina devido a uma geografia desafiadora que estava limitando suas opções de transporte. Na verdade, o local era tão isolado que as comunidades locais só podiam ser acessadas por via aérea, com o acesso marítimo bloqueado por um lago muito grande, que impossibilitava o acesso direto por estrada.

Para resolver este desafio aparentemente intransponível, a empresa recorreu à Ausenco para otimizar os planos do projeto. A Ausenco identificou uma oportunidade de utilizar um sistema de manuseio de granéis em contêineres para reduzir os custos totais de investimento para a movimentação de concentrado através do lago de 35 km de largura, utilizando uma balsa. Os contêineres seriam transportados por caminhão da mina para um terminal de balsas, onde seriam armazenados para posteriormente carregar a balsa. Uma vez do outro lado do lago, os contêineres seriam novamente transportados por caminhão para um novo terminal marítimo de exportação, onde os contêineres seriam carregados em barcaças para transbordo em navios graneleiros em águas profundas.

Ao adotar este sistema multimodal, a empresa percebeu uma série de benefícios. Ao utilizar os contêineres a granel como armazenamento rolante para a carga, minimizou o potencial de contaminação ou liberação do produto para o meio ambiente entre a mina e o terminal. Esta solução não só reduziu os custos gerais do projeto, como também reduziu os impactos ambientais identificados no processo de licenciamento.

Nossa experiência

Com mais de 90 anos de experiência na indústria, a Ausenco já apoiou em mais de 500 operações de carga a granel e projetou 80% de todos os minerodutos do mundo. Com base em nossa ampla experiência técnica interna, fazemos mais do que fornecer opiniões imparciais sobre a melhor forma de transportar seu produto da Mina para o Mercado. Nós também fornecemos sistemas de logística de transporte totalmente integrados que funcionam de forma holística tanto com os insumos de produção como para a logística de entrega do produto final.

Procurando apoio em seu próximo projeto? Nossa equipe de especialistas está pronta para ajudar, procure Joel Shirriff para saber mais.


Da Mina ao Mercado: Por que fazer mais pode às vezes custar menos? | Página inicial da mina para o mercado