Image: Estudo conceitual -  Bauxita na África

3 min read

Estudo conceitual - Bauxita na África

Location
Guiné
Client
Não revelado
Timeframe
2014 - 2015
Commodity
Metales básicos

Em 2014, uma empresa diversificada e líder de recursos naturais estava considerando o desenvolvimento de sua mina de bauxita na Guiné - África.

O projeto que abrangia mina, planta de beneficiamento e infraestrutura associada produziria e exportaria 10 Mtpa de bauxita.

A empresa tinha anteriormente concluído um estudo sobre o projeto que considerou opções convencionais rodoviárias e/ou ferroviárias como solução de transporte do produto para a instalação portuária existente.

A Ausenco foi contratada para desenvolver um estudo conceitual que considerasse uma abordagem diferente para o transporte do produto até a instalação portuária usando um mineroduto de longa distância e comparasse essa solução a um método de transporte ferroviário tradicional.

A Ausenco desenvolveu o estudo conceitual e com uma ordem de grandeza para avaliar a viabilidade técnica e comercial do conceito proposto da planta de beneficiamento até o embarque, incluindo as instalações de bombeamento e recebimento ) do mineroduto de longa distância. O mineroduto de bauxita transportaria o concentrado da planta de beneficiamento para o terminal e as instalações portuárias, localizadas a aproximadamente 110 km de distância.

O mineroduto abrangeria um duto de aço de 26 polegadas enterrado, com uma única estação de bombeamento, localizada perto da usina de processamento. O duto, incluindo duas estações de válvula intermediárias, seria operado pela sala de controle principal da usina de beneficiamento via um sistema de comunicação de fibra óptica ao longo da extensão total do mineroduto.

No terminal do mineroduto, o concentrado de bauxita chega aos ciclones de deslamagem (de-sliming) onde cerca de 4,6 Mt/ano dos finos (fine) são separados e retirados para a instalação de armazenagem de rejeitos (tailings). O concentrado da deslamagem vai para um banco de três filtros de correia e é desidratado para um limite de mistura adequado para expedição segura.

Escopo

O escopo do trabalho incluiu os seguintes elementos chave para a opção de transporte por mineroduto:

  • projeto de uma planta de beneficiamento de bauxita para fornecer um produto adequado para transportar no mineroduto;
  • projeto de um mineroduto de longa distância, incluindo uma estação de bomba principal, estações intermediárias e estação terminal;
  • instalações de filtragem e infraestrutura de manuseio de materiais associados para dar apoio à operação de barcaças.

Uma abordagem holística para processamento com eficiência de custo

O beneficiamento, transporte e expedição de bauxita fina com eficiência de custo usando uma infraestrutura de transporte de mineroduto de longa distância seria inédito. Os desafios associados à desidratação/secagem dos finos e obtenção de uma solução econômica requeriam uma abordagem holística da cadeia de logística planta-até-embarque.

A infraestrutura planta-até-embarque do conceito proposto é considerada tecnicamente viável. O valor para o projeto e aprimoramento do capital e do nível de confiança no custo da operação podem ser alcançados pelo avanço da definição de engenharia nas seguintes áreas:

  • avançar programa de teste da bauxita para otimizar a atualização da Ordem de Grandeza (ROM) e requisitos de deslamagem;
  • avaliação da rota do mineroduto no campo e análise de construtibilidade;
  • simulação de estoque de reserva (simulação da cadeia logística) e otimização de pátio/área para estação terminal;
  • validar suposições geotécnicas para planta de beneficiamento/estação terminal;
  • teste de reologia da bauxita, definição do potencial de degradação de partícula e teste de corrosão para seleção de material para o mineroduto;
  • estudo de progresso e estimativa de custo para Estudo Definitivo de Viabilidade.

O cliente está atualmente comparando as opções de viabilidade técnicas e econômicas disponíveis antes de determinar os próximos passos.

Soluções e Serviços da Área

  • Estudos de Viabilidade e Projeto Conceituais
  • Rejeitodutos
  • Plantas de beneficiamento de cobre e minerais
  • Manuseio de Materiais
  • Projeto de Terminais
  • Sistemas de dutos
  • Transporte e Logística