Image: Novo Sistema de  Manuseio de Materiais  para a Mina de Carvão Bontang

2 min read

Novo Sistema de Manuseio de Materiais para a Mina de Carvão Bontang

Location
Bontang, Kalimantan Oriental, Indonésia
Client
P.T. Indominco Mandiri
Timeframe
1998 - 2000

P.T. A Indominco Mandiri contratou a Ausenco para projetar e supervisionar a construção das novas instalações de manuseio de materiais e de carregamento de navios para a mina de carvão de 3,5 Mt/ano em Bontang, Kalimantan Oriental, na Indonésia.

Nós fomos responsáveis pelo planejamento, definição do plano diretor, projeto detalhado, seleção de equipamentos e a supervisão da construção dos sistemas de manuseio de materiais na planta, pátio de estocagem e instalações para carregamento de navios.

O desenvolvimento foi realizado em fases: as instalações provisórias permitiram a exportação inicial de cerca de 1,5 Mtpa de carvão por meio de um berço para carregamento de barcaças e as instalações permanentes aumentaram a produtividade para 3,5 Mtpa. A Ausenco esteve envolvida desde os estágios iniciais da definição do local mais apropriado para as instalações, até o comissionamento das instalações concluídas.

O desenvolvimento final incluiu um pátio de estocagem na mina, localizado aproximadamente 40 km das instalações portuárias, um pátio de estocagem no porto, localizado a 4,2 km da costa e uma ponte com 2.1 km de extensão.

No pátio de estocagem da mina, o carvão é triturado, armazenado, misturado, recuperado e carregado em caminhões de transporte para entrega no pátio de estocagem no porto, onde o carvão é descarregado na estação de recebimento de caminhões e armazenado em duas pilhas de carvão com qualidade de exportação.

O carvão é então recuperado e transportado por um transportador de longa distância de 6.3km até o berço offshore, onde um carregador de navios do tipo quadrante carrega as embarcações a taxa de 2.000 t/h. O berço tem capacidade de receber desde barcaças de 5.000 DWT até navios Panamax de 70.000 DWT.

Uma empilhadeira de lanza dupla montada sobre trilhos foi instalada no pátio de estocagem da mina e uma empilhadeira idêntica também foi instalada no pátio de estocagem do porto, ambas com capacidade para formar pilhas de armazenamento de carvão a uma capacidade de 1000tph. A retomada destes materiais das pilhas e a operação de blending são feitas por alimentadores de arraste alimentados por pás-carregadeiras.