Por Jay Chapman, Líder de Práticas Globais - Pipelines, Ausenco

A Ausenco foi contratada pela Anglo American para executar uma gama completa de serviços de engenharia, em diversas fases do mineroduto para transporte de minério de ferro do Projeto Minas-Rio.
O projeto possui um sistema integrado que compreende: uma mina a céu aberto, uma planta de beneficiamento, um mineroduto com 529 km e o terminal de exportação no do Porto do Açu.

O mineroduto do projeto é o sistema de transporte de concentrado de minério de ferro por dutos mais longo do mundo, além de ter a maior tonelagem. O mineroduto atravessa um terreno difícil durante grande parte da sua rota. O controle do desgaste interno do mineroduto tem uma preocupação especial, tratada por meio de conceitos específicos de proteção Hidráulica.

Com 24/26” de diâmetro, o mineroduto foi projetado para transportar 26,5 Mtpa de concentrado de minério de ferro, desde as instalações de beneficiamento, localizadas na cidade de Conceição do Mato Dentro, MG (com elevação de 770m) passando por 33 municípios, até as instalações do terminal portuário em Barra do Açu-RJ, na costa do Brasil.

O sistema completo consiste em:

  • Uma estação com oito bombas, adjacente à planta de beneficiamento
  • Uma estação intermediária de bombeamento, com 10 bombas e a estação de orifício
  • 10 estações de monitoramento de pressão
  • Uma estação de válvulas conjugada com uma estação de orifício
  • Uma linha tronco enterrada, com 529 km e diâmetro de 24/26”
  • Instalações do terminal de recebimento de polpa